Ciclo de diálogos sobre EPT: referências e caminhos para a Rede Federal EPCT
10/09/2021 a 30/11/2021
15/09/2021 a 25/11/2021

Ciclo de diálogos sobre EPT: referências e caminhos para a Rede Federal EPCT

1. O Ciclo de diálogos sobre EPT: referências e caminhos para a Rede Federal EPCT, evento realizado pelo Instituto Federal do Tocantins/Campus Palmas, coteja que a comunidade do IFTO Campus Palmas e de todo o IFTO possa desenvolver seus conhecimentos sobre a identidade e a missão da Rede Federal EPCT através do estabelecimento de diálogos com profissionais da educação (PEBTTs e TAEs) e pesquisadores sobre as proposições de reformas educacionais e administrativas.
  2. Esses diálogos subsidiarão diversos Grupos de Trabalho, Comissões e similares sobre os processos de avaliação dos cursos em funcionamento e suas possíveis adequações ou novas proposições frente às diretrizes curriculares e legislações correlatas, tomando como base as referências teórico-epistemológicas que regem a Educação Profissional e Tecnológica.
  3. A participação dos servidores é imprescindível e urgente tendo em vista o preceito de que participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional, assim como participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino (art. 13, LDB) são inerentes às atribuições dos profissionais da educação e da equipe de apoio.
  4. Todos/as servidores/as, estudantes do IFTO e comunidade externa serão bem-vindos/as. Desejamos que, também por meio desses diálogos, o IFTO avance, se desenvolva nas diversas frentes que temos e projetamos.

Orientações sobre o evento:

1. O evento ocorrerá de forma virtual por meio do canal do Youtube do IFTO/Campus Palmas:

2. Todas as palestras ocorrerão em dias e horários determinados, de acordo com o horário de Brasília, conforme cronograma a seguir:

• 15/09/2021 - 19h - A reforma e à BNCC do Ensino Médio: implicações para os Institutos Federais (Profa. Dra. Monica Ribeiro da Silva, UFPR)

• 17/09/2021 - 15h - BNC/C FORMAÇÃO: controvérsias conceituais, dilemas práticos e de projeto na Educação Brasileira. (Prof. Dr. Eliseu Riscaroli, UFT)

• 29/09/2021 - 19h - EJA e EPT: desafios e possibilidades frente às atuais conjunturas e diretrizes  (Profa. Dra. Mad Ana Desiree Ribeiro de Castro, IFG)

• 13/10/2021 - 14h30 - Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: novas diretrizes (in)existência, desafios e possibilidades (Prof. Me. Ricardo Magalhães Dias Cardozo)

• 13/10/2021 - 19h - Trabalho docente e Reformas: desafios e possibilidades (Prof. Me. Marcelo Eder Lamb);

• 27/10/2021 - 14h30 - Inter-relações entre educação profissional e trabalho: referências e caminhos para a Rede Federal EPCT. (Profa. Dra. Marise Nogueira Ramos)

• 16/11/2021 - 14h30 - O lugar dos Negrxs frente às atuais conjunturas políticos educacionais. (Prof. Dr. Cleber Santos Vieira - Unifesp e Presidente da ABPN

• 25/11/2021 - 14h30  - A atualidade de Antonieta de Barros: a primeira deputada catarinense e negra do Brasil (Profa. Jeruse Romão, Consultora emérita da UNESCO sobre Educação para e das relações etnicorraciais)

Excelente evento!